quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Magia do CAOS

Magia do Caos ou Caoismo (dentre tantos outros nomes adotados pelos praticantes) é uma forma de ritual e magia relativamente nova, utilizando-se de quebras de paradigmas e alterações do estado de consciência (hora de formas excitativas, hora de formas inibitórias), como técnicas gnósticas, meditativas, sufis, orgásticas, ou com uso de substâncias psico-ativas. Os praticantes afirmam que podem modificar a realidade através desta forma de magia.
O termo Magia do Caos apareceu pela primeira vez no Liber 0 (também chamado "Liber Null") de Peter Carroll, públicado pela primeira vez em 1978. Nele, Carrol formulou vários conceitos de magia radicalmente diferentes daqueles considerados "mistérios Mágicos" na época de Crowley. Este livro, junto ao "Psychonaut"1981) do mesmo autor, se mantém importantes fontes. Magistas que se alinham a estas idéias costumam a se chamar de várias formas, evitando repetir a mesma.
Algumas destas formas de nomenclatura são: "Caoista", "Caóte", "Magista do Caos", "Caoticista", "Eriano", "Discosdista", "Caoseiro", dentre outros tantos nomes - por vezes muito bem humorados e/ou pouco polidos.
Carroll também co-fundou com Ray Sherwin O Pacto Mágico dos Illuminates of Thanateros, ou, na abreviatura mais conhecida, I.O.T.; uma organização que continua a pesquisa e desenvolvimento da magia do caos hoje em dia. A maior parte dos autores e praticantes renomados de Magia do Caos mencionam afiliação ou algum grau de influência a esta. Porém a magia do caos tem como característica marcante ser uma das vertentes de magia menos organizadas do mundo, fazendo isso propositalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário