segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Misterio de EXÚ

O Mistério Exu
O mistério Exu é polêmico justamente porque atua de forma dual e sempre magística. Toda casa de culto deve ter seu assentamento de Exu, no qual foi assentado o Exu da casa ou correspondente ao Orixá de Cabeça do sacerdote que a dirige. Mas Exu tem um vasto campo de atuação dentro do Culto aos Orixás.
Toda religião possui uma dupla função, porque todo fator de Deus tem seu duplo aspecto, sendo uma parte positiva e outra negativa. A parte positiva dos fatores divinos é gerada e regida pelas divindades luminosas irradiantes e positivas. Já a parte negativa deles é gerada e regida por divindades cósmicas, absorventes e negativas. E mesmo a parte positiva ou negativa tem sua dupla polaridade, sendo um pólo ativo e outro passivo.
A parte negativa de um fator divino é absorvida por criaturas que são regidas pelos instintos e possuem uma natureza instintiva. Já a parte positiva de um fator é absorvida pelos seres racionais cuja natureza é racionalista.
Exu é uma das forças que atuam sobre o negativo de qualquer pessoa com o Dom Ancestral Místico de Incorporação Oracular, ou seja, os médiuns.
A Umbanda absorveu o Mistério Exu e o assentou à sua Esquerda, onde ele rege inúmeros mistérios dos Orixás em seus aspectos negativos. Sendo no Ritual de Umbanda Sagrada mais uma entidade de trabalho.
Os Exus podem ser ativados de duas maneiras: pela oferenda e pela Lei Maior (que não compete a nós seres humanos, mas sim ao nosso Divino Pai Olorum).
Os Exus como atuam num campo restrito, eles somente se movimentam se alguém for até seu ponto de forças oferenda-lo. Sem isso, eles, os Exus verdadeiros, não atendem ninguém. E quando já despertaram para a verdadeira sabedoria, não atendem nem ao seu médium.
Enquanto que pela Lei Maior, por onde estão ligados, são executores do carma.
O orixá Exu é uma divindade cósmica que gera e irradia um fator que vitaliza os seres. Exu é o vigor que ativa todos os sentidos de um ser, o estimula e vitaliza até mover-se e buscar algo novo, em todos os campos. E por ser agente cármico, a própria Lei Maior o ativa e ele começa a atuar como paralisador ou esgotador de carmas grupais ou individuais. É trabalhoso lidar com a atuação da Lei e a pessoa que está sofrendo só deixará de ser atuada caso reformule toda a sua vida, transforme seus sentimentos íntimos e deixe de atuar injustamente contra seus semelhantes, que aos olhos de Deus é seu irmão.
“ Exu”, Divindade Cósmica de Deus e é um dos seus filhos unigênitos, ou único gerado dotado com o poder de gerar o fator vitalizador, portanto, EXU PURO só existe um e seu poder vitalizador se estende por todo o universo e influencia até os outros orixás, pois sem vitalidade nada flue, avança, prospera ou se multiplica.
A qualidade de vitalizar e desvitalizar é somente encontrada no Exu, tornando-o um orixá dual. Na África, Exu é o gerador da Vitalidade é associado à fertilidade masculina e sua “ferramenta” é um pênis, demonstrando mais uma de suas funções ou atribuições divinas: auxiliar na multiplicação das espécies.
O Trono Guardião dos Mistérios dessa dimensão é o divino Mehór Yê, divindade cósmica que polariza com o orixá Ogum, o Guardião da Potência Divina.
Como divindade, Exu gera sua hierarquia divina formada por Exus vitalizadores e desvitalizadores (mistos) dos sentidos. Todos os orixás têm Exus vitalizadores e desvitalizadores dos seus mistérios, pois Exu é dual.
Na dimensão em que vive Exu Natural, tudo o que acontece nas outras ali é refletido, pois é uma dimensão especular, e tudo é revelado porque Exu é oracular. Por isso ele sabe de tudo sobre os médiuns e seus orixás, e vai logo apontando com quais eles estão em falta ou por qual esta sendo punido.
Na dimensão natural de Exu não existem seres do fogo, da água, da terra etc, mas sim seres que geram em si o fator vitalizador e que desenvolvem certas faculdades, as quais tornam-se vitalizadores do elemento telúrico, e daí surgem os Exus da Terra, outros tornam-se vitalizadores do Cristal, e daí surgem os Exus dos Cristais e por assim segue.
Os Exus Naturais sempre o serão, porém existem espíritos que passaram pela imantação do mistério misto que os rege e se EXUNIZARAM e tornam-se espíritos naturalizados Exus, porém este é um grau ou uma condição transitória, sendo um recurso para que estes espíritos retomem suas evoluções sob a irradiação do mistério Exu, mas que, quando resgatam seus carmas ou os abrandam, têm a oportunidade de conquistar outros graus como: baianos, marinheiros, boiadeiros.
Os Exus que atuam através do Dom Ancestral Místico de Incorporação Oracular são aqueles que estão aprendendo a usar os instrumentos colocados a sua disposição.
Para eles não existe a divisão entre bem e mal, só objetivos a serem atingidos. Se direcionados para o bem, fazem-no as suas maneiras, e se para o mal, também.
Que fique bem claro Exu só age se for pago simbolicamente com uma oferenda. Com isso, ele se exime de culpa pela ação negativa, quem o pagou que é o culpado!
A função do Exu é guardar os locais de trabalhos de ordem espiritual e, após o término desses, proceder a limpeza astral, levando embora os espíritos que ainda não tenham merecimento para receber o amparo da Luz.
Os Exus são carcereiros responsáveis pela prisão de muitos dos espíritos que se rebelaram contra a Lei Maior.
Um Exu não combate um mentor de Luz, ambos atuam sob uma mesma Lei. Um guia de Luz age onde ele acha necessário; um Exu age quando lhe pedem e pagam.
Aí esta sua neutralidade. Se alguém tiver um dia que pagar, que pague dando uma prova material de sua ação. Esse é o primeiro ativador da ação do Exu, Guardião do Ponto de Força das Trevas. Quanto aos espíritos que vivem no meio, estes, sim, são o que há de pior no astral. Eles não têm uma lei definida a regê-los, e onde vêem uma oportunidade começam a se impor sobre as pessoas.
Mas uma coisa deve ficar clara quanto ao modo de pensar e agir dos Exus que trabalham junto aos médiuns: eles são semelhantes a nós e tomam o nosso lado quando algo ou alguém está nos prejudicando.
Outra coisa muito importante: demônio infernal luta para apagar toda a luz da face da terra. Já Exu, o Guardião do Ponto de Força das Trevas, é apenas o executor da Lei, e está submetido às leis da Natureza.
E tudo isso que foi lhes apresentado precisa ficar esclarecido para que se possam estabelecer uma regra ao estudar a entidade Exu, o Guardião do Ponto de Força das Trevas. Do contrario, nunca o entenderemos.
Saudação: Laroyê Exu! Exu Mojubá!
(Olhe por mim! Ou Vós sois grande, Exu! Ou Eu me curvo a ti, vós sois o poderoso,Exu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário