segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

EXÚ Primordiais e catiços de KIMBANDA



Os Dois tipos de Exus que se apresentam na  Linha da KIMBANDA são os Primordiais e o Catiços.

EXU PRIMORDIAIS  - "nascido primeiro", "primordial".  São as divindades que nasceram em primeiro lugar. Como exemplo:

 Exu Maioral (Lúcifer), Exu Belzebuth, Pomba Gira alteza, Pomba gira Dama do Sangue etc.

EXU CATIÇOS - São aqueles que já tiveram encarnação nesse mundo  e conseguiram posição de destaque e um "batismo" no mundo espiritual, se tornando exus. São espíritos de antigos bruxos, sacerdotes, feiticeiros, assassinos, dentre outros que se encaixam na vibração energética do culto.
​Alguns exemplos são: Exu capa preta, Exu Morcego, Tatá Caveira, Pomba Gira Rosa Caveira etc. 
São pertencentes a Quimbanda.

Pomba Gira Rainha da KIMBANDA


Rainha da KIMBANDA

E uma das Pomba Giras mais perigosa,trabalha nas sete Linhas da KIMBANDA,atua em todas as linhas,em especial nas Encruzilhadas,lobas e calunga Pequena,seus trabalhos são mto fortes,trabalha para o mal destruição familiares,morte,vodu amoroso,separação,leva suas vitimas ao um estado de mendigaria e loucura,bebedeira e vicios em drogas ate comer lixo,gosta mto de Cabras pretas,galinha preta e farofas de pimenta,bebe cortezano com cachaça,fuma charuto e cigaros de filtro vermelho,velas preta/vermelha e preta,seus trabalhos são entregues em Encruzilhadas,portões de cemiterio e prostibulos,trabalha co polvora,punhais e ponto riscado,ao envocala tera que ter certeza que sera capais de cumprir,pois um paço em falso sera fatal.

Pomba Gira Dama das Sete Catacunbas

  


Dama das Sete Catacumba (KIMBANDA)

Trabalha na linha nas sete linhas da KIMBANDA da Calunga Pequena,seus trabalhos são mto perigosos,pois faz parte da falange do cemiterio,trabalha para destruição,morte,doenças contagiosas,tumores,separação e homo sexualismo e lesbianismo,Bebe cachaça com mel,pimenta,fuma cigarros filtro vermelho e Cigarrilha,vela vermelhas,preta e roxa,seus trabalhos são entregues no portão do cemiterio,sobre catacumbas,na porta dos monzoleis e dentro de covas,são tem piedade nem compaixão por suas vitimas,agem em assacinatos,morte por traição e suicidio amoroso chega a deixar louca suas vitimas

Pomba Gira Maria Padilha de KIMBANDA

 
Maria Padilha (KIMBANDA)

Trabalha nas 7 linhas da KIMBANDA,em especial,nas encruzilhadas,cemiterios e prostibulos.
E mto procurada para trabalhos de amor,amarração amorosas,separação,uniao,bebe champanhe,cachaça com mel e licor,fuma cigarrilha,cigarros de filtro longo,vela vermelha e roxa,gosta de suas entregas em Encruzilhadas femeas,prostibulos,boca de favela e praças.Quando solicitada a trabalhar,esta disposta a fazer o que for presciso para ter dominio sobre suas vitimas e seus trabalhos são eficazes.gosta de rosa vermelha,joias,e bebidas

Pomba Gira Dama da Meia Noite

  


Dama da Meia Noite 

E uma Pomba Gira de KIMBANDA,que atua nas sete linhas,especificamente na linha da Encruzilhada,seus Trabalhos,são para separação,brigas,amarração amorosa,paixão etc...,suas farofas são doce,Bebe champanhe,bebidas doces,fuma cigarros e cigarrilhas,suas vela são vermelhas,preta e preta e vermelha,seus trabalhos são entregues nas Encruzilhadas de terra,vilarejos e estradas,mto perigosa  e de um frieza enorme,trabalha com ponto riscado,na penumbra da noite,não e mto de conversa e quando chega na Gira,e mto respeitada.

EXÚ do Ouro de KIMBANDA




EXÚ do Ouro (KIMBANDA)
 
EXÚ do Ouro -Um Exú,mto poderoso e rico,aqueles que o cultua e sabe agradalo,poderão  alcansar o poder e riquesa,faz parte das 7 linhas da KIMBANDA,mto envocado em trabalhos de riqueisa,bens,negocios,decisões financeiras etc..,seus trabalhos são cercados de misterios.Seus trabalhos são mto caros,pois levão ao sucesso financeiros,comem mto bichos,galos,bodes, pombos etc....,bebe whisk,fuma charuto,,gosta mto de joias,aneis cordões,pulseiras etc...,trabalha com velas amarelas,pretas e amarela e preta,.Mais cuidado quando com ele fizer um pacto,pois da mesma forma que ele lhe sobe ele lhe dece,levando mtas vezes ao estado de mendigaria,loucura,desispero por perda financeira levando até o Suicidio.

EXÚ Brasa de KIMBANDA

  


EXÚ Brasa (KIMBANDA)

E um EXÚ mto poderoso,um grande dominador do fogo,e mto usado em trabalhos de destruição,incêndios,morte por queimadura,explosões, etc...,quando invocados o Bruxo devera ter uma grande concentração,em usar a sua Força para manipular o fogo,riscos de polvora ,explosões tec...,trabalha nas 7 Linhas da KIMBANDA,seus trabalhos envolvem carne crua,polvora,brasa,farofa de pimenta etc...,são entregues em portas de cemiterios,casas destruidas por incêndio,bicas da mata,Bebe cachaça,conhaque,fuma charutos,velas preta,roxa,vermelha e preta e vermelha,Gosta de manipular fogo e brasa,quando emcorporado.São extremamente perigoso,então mto cuidado.

EXÚ Mirim de KIMBANDA

 
EXÚ Mirim de KIMBANDA
 
Exu-Mirim é uma classe de espíritos com diversas denominações que incorpora nos terreiros de 
KIMBANDA Possuem um traçamento ou mistura de Crianças com Exus. São por vezes chamados de Crianças de Esquerda. Alguns são a mistura de Crianças com Malandros, resultando num Malandrinho.Essas entidades hoje possuem grande força 
 
Os Exus Mirins (entidades).
 
Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.
Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de KIMBANDA, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita - se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, "se sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda".
Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma
 verdadeira casa de KIMBANDA, eles sempre manifestam - se para a prática do bem/mal sobre comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.
 
Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins 
 
Trazem nomes simbólicos análogos aos dos "Exus - adultos", demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus - Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao ponto de termos Exus - Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de KIMBANDA
Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura,amarrações
 quebras de demandas, etc. 
 
Utilizam – se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a velaroxa,amarelas,pretas,vermelhas e vermelha/preta, etc.
 
A KIMBANDA vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.
Uma força muito grande que Exu – Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças "negativas" que estejam atuando contra nós, "desocultando -as" e acabando com essas atuações.
 
Para aqueles que sentirem – se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em Exu – Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras.

Exus Mirins Principais:

Exu Lalu- Ligado ao Exu Sete-Encruzilhadas- Negativo de Oxalá
Exu Lodinho- Ligado com Pomba-Gira- Negativo de Iemanjá
Exu Mirim- Ligado a Exu Tiriri- Negativo de Cosme e Damião
Exu Toquinho- Ligado com Exu Marabô- Negativo de Oxossí
Exu Veludinho da Meia-Noite-Ligado com Exu Tranca-Ruas- Negativo de Ogum
Exu Calunguinha- Ligado com Exu Caveira- Negativo de Obaluaye
Exu Brasinha- Ligado com Exu Gira-Mundo- Negativo de Xangô
Outros Exus Mirins: Exu Malandrinho, Exu Caveirinha, Exu Joãzinho do cemitério, Exu Mariazinha da calunga, Exu foguinho, Exu pedrinho da encruzilhada, Exu tridentinho, Exu Pimentinha, Exu Porteirinha, Exu Espadinha, Exu Covinha, Exu Cruzinha entre